quinta-feira, 15 de julho de 2010

Comparatives - superlatives / comparativos e superlativos

Em inglês há, pelo menos, duas formas diferentes de se fazer comparações, que variam de acordo com os adjetivos que se pretendem comparar – se eles são “longos” ou “curtos”.

Além das formas comparativas comuns, que comparam um objeto, uma situação ou um indivíduo com outro –

She is taller than me (Ela é maior do que eu) –

há também a categoria dos superlativos, que comparam um objeto, situação ou indivíduo ao conjunto restante – She is the tallest in the classroom – (Ela é a maior da classe).

Forma-se o comparativo da maioria dos adjetivos “curtos” acrescentando-se -er ao final do adjetivo e acrescentando-se –est ao final do superlativo.


Adjective

old (velho)

large(estenso)

big (grande)

dirty* (sujo)

colf (frio)

small (pequeno)

Comparative

older

larger

bigger

ditier

colder

smaller

Superlative

oldest

largest

biggest

dirdiest

coldest

smallest


Note: observa-se que nos casos em que o adjetivo termina em “y”, na formação do comparativo e do superlativo, o y “cai” e completa-se com -ier ou –iest.

Adjective

fast
(rápido)

high
(alto - objetos)

slow
(devagar)

hot
(quente)

young
(novo/nova)

tall
(alto pessoas)

Comparative

faster

higher

slower

hotter

younger

taller

Superlative

fastest

highest

slowest

hottest

youngest

tallest


Há algumas formas irregulares de comparativos e superlativos:

Adjective

good (bom)

bad (ruim)

far (longe)

Comparative

better

worse

farther

Superlative

best

worst

farther


Usa-se um “adjetivo comparativo + than” quando comparam-se duas coisas diferentes.

Exemplos

Comparativos:

•Brazil is bigger than Sweden. (O Brasil é maior do que a Suécia).

•It is colder in Swiss than in Brazil. (É mais frio na Suíça do que no Brasil).

•Portugal is smaller than Brazil. (Portugal é menor do que o Brasil).

•Mexico is hotter than Sweden. (O México é mais quente do que a Suécia).

• I think my country is larger than Germany. (Eu acho que o meu país é mais extenso do que a Alemanha).

• My friend is younger than me. (Meu/minha amigo/amiga é mais novo/nova do que eu).

• The car is faster than bicycle.(O carro é mais rápido do que a bicicleta).

•The building is higher than my house. (O prédio é mais alto do que a minha casa).

•My cousin is older than me. (Meu/ minha primo/ prima é mais velho/velha do que eu).

•The helicopter is slower than the airplane.(O helicóptero é mais devagar do que o avião).

•I think milk with coffee is better than milk with chocolate.(Eu acho que leite com café émelhor do que leite com chocolate).

•I think milk with chocolate is worse than milk with coffee. (Eu acho que leite com chocolate é pior do que leite com café).

Superlativos:

• Kevin is my best friend. (Kevin é o meu melhor amigo)

•I think the war is the worst thing that exists. (Eu acho a guerra a pior coisa que existe)

•Rio Grande do Sul is the coldest state in Brazil. (O Rio Grande do Sul é o estado mais frio do Brasil).

•China´s population is the biggest of the world. (A população da China é a maior do mundo)


Formamos o comparativo da maioria dos adjetivos “longos” usando “more + adjetivo”

ex. de adjetivos longos.
important
difficult
beautiful
expensive
gorgeous
handsome